terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ao Centro Acadêmico Florestan Fernandes,




Vimos por meio desta, indicar nossa candidatura como chapa à representação discente no Conselho de Curso, sendo esta composta por três titulares – Marcelo Henrique Martins (RA 1293630 e RG 47.468.515-9), Gabriel Papa Ribeiro Esteves (RA 1293109 e RG 44.509.590-8) e Sabrina Natalini de Oliveira (RA 1295993 e RG 46.008.878-6) – e três suplentes – Larine Gonçalves Bueno (RA 1295446 e RG 46.066.269-7), Lívia Bocalon Pires de Moraes (RA 1295551 e RG 46.309.772-5) e Isabela Morais (RA e RG).

Compreendemos que uma das grandes defasagens em relação à representação discente no Conselho é a dificuldade de comunicação entre seus membros e os demais estudantes, que por desconhecimento ou falta de informações acabam não se manifestando em relação às questões referentes ao Conselho, ou agindo em relação a ele por outras vias, como a comunicação direta com o(a) seu(sua) chefe. Para tentar minimizar esse problema propomos a criação de um blog da representação discente nesse órgão, contendo os contatos de todos os membros da chapa, a fim de facilitar a comunicação com os alunos, bem como as datas das próximas reuniões (quando disponíveis) juntamente com suas respectivas pautas, para que os estudantes possam saber de antemão os assuntos que serão discutidos, sendo depois disponibilizado um resumo das discussões ocorridas nas reuniões do Conselho, a fim de que os estudantes saibam previamente os assuntos a serem discutidos, possam acompanhar o andamento do diálogo e tenham uma via direta de comunicação conosco. Para informar sobre as atualizações do blog iremos utilizar o grupo de e-mails da comunidade do Campus, notificando aos alunos quando este contiver novas informações.

Vinculado a esse aspecto da falta de comunicação ampla entre os representantes e aqueles que deveriam ser representados por estes, está a insuficiência de organização entre eles a respeito de questões que envolvem o não cumprimento ou o cumprimento parcial das ementas e programas de algumas disciplinas por determinados professores, deixando os estudantes muitas vezes de recorrer à representação no Conselho para ir diretamente ao(a) chefe desse órgão, prejudicando o cumprimento das decisões tomadas em relação a esse problema pela falta de acompanhamento deste por parte dos representantes. Assim, pretendemos ter essa questão como uma de nossas prioridades, para que seja possível haver essa intermediação no Conselho através da representação discente e para que as decisões resultantes dessa discussão sejam de fato colocadas em prática.

Assim, para que o conjunto dos estudantes possa de fato ser representado no Conselho de Curso é primordial que haja comunicação ampla e direta entre essas duas instâncias, a fim de que aquele tenha suas posições manifestas através dos representantes, e que estes socializem as decisões e discussões realizadas no Conselho. Para tal também é fundamental que conheçamos como opera legalmente e institucionalmente o Conselho e a Universidade, a fim de podermos dialogar com a igualdade relativa possível em relação aos professores.

Desse modo, encaminhamos nossas propostas enquanto chapa ao Centro Acadêmico do curso de Ciências Sociais, aguardando a eleição.



Atenciosamente,

Chapa Libertad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário